FISIOTERAPIA MULHER, GRAVIDEZ E PÓS-PARTO
Visually-hidden
A Fisioterapia na Saúde da Mulher tem um papel fundamental na prevenção e tratamento de disfunções que podem surgir ao longo do ciclo de vida da Mulher, como por exemplo:
- Dores menstruais;
- Endometriose;
- Gravidez e pós-parto;
- Dispareunia (dores nas relações sexuais);
- Prolapso dos orgãos pélvicos;
- Incontinência Urinária;
- Pós-cirúrgicos (histerectomia, mamoplastia);
- Menopausa.
REABILITAÇÃO DO PAVIMENTO PÉLVICO
A fisioterapia pélvica é uma área da fisioterapia que previne e trata disfunções do pavimento pélvico.
O pavimento pélvico é um conjunto de fáscias, músculos e ligamentos, localizados entre ilíacos, sacro e cóccix, sendo responsável pela micção, defecação, função sexual, parto, postura e pela sustentação dos orgãos pélvicos (bexiga, útero, intestino).
As alterações nestes órgãos ou músculos podem ter implicações não só nas funções fisiológicas (urinar e defecar) como também causar dor nas relações sexuais, diminuição da intensidade do orgasmo ou mesmo a sua ausência, infertilidade, prolapso (descida) dos órgãos pélvicos, dores lombares, entre outros.
As situações mais comuns que originam estas alterações são:
- Esforços e exercício físico de alto impacto;
- Tosse persistente ou crónica;
- Infeções uroginecológicas recorrentes;
- Prolapsos e hemorroidal;
- Cirurgias abdominais e/ou pélvicas;
- Gravidez;
- Parto (vaginal ou cesariana);
- Obesidade.
PREPARAÇÃO PARA A GRAVIDEZ (PRÉ-CONCEPÇÃO)
O sucesso de uma gravidez inicia-se numa boa preparação para a mesma. A avaliação estrutural (articulação sacroilíaca, lombalgia, etc.), dos órgãos e do pavimento pélvico são fundamentais para garantir um bom acolhimento do ovo e consequente fixação e desenvolvimento do bebé.
GRAVIDEZ E PREPARAÇÃO PARA O PARTO
Na gravidez, a fisioterapia traz inúmeros benefícios pois irá ajudá-la a melhorar a postura, a reduzir as dores musculares, a prevenir a incontinência urinária, a ajustar a respiração às suas necessidades, a realizar exercício físico adequado à sua condição física, a preparar o corpo para o parto, entre outas necessidades específicas de cada grávida.
O acompanhamento durante a gravidez é facilitador do trabalho de parto e consequentemente da recuperação pós-parto.
REABILITAÇÃO NO PÓS-PARTO
A fisioterapia tem um papel essencial na recuperação pós-parto, nomeadamente na reabilitação do pavimento pélvico (períneo), reeequilibrio uterino, incontinência urinária, no tratamento da cicatriz, na reeducação da postura, na recuperação da faixa abdominal e redução da diástase abdominal, no retorno à atividade física, entre outras situações específicas de cada mulher.
Agende a sua consulta.